O Clube de Fans do Basquetebol foi oficialmente criado no dia 7 de Julho de 1994 e é sobretudo uma escola móvel de basquetebol. Através de aulas de formação coordenadas por jogadores profissionais da Liga Portuguesa de Basquetebol. O objectivo é desta forma, divulgar a modalidade do basquetebol em diferentes escolas de norte a sul do país.

As escolas visitadas são normalmente as EB23 e as secundárias, sendo na sua grande maioria escolas públicas para as quais estas acções não envolvem qualquer custo, o que faz do Clube de Fans do Basquetebol uma entidade privada sem fins lucrativos.

Devido a insistentes pedidos também têm sido promovidas clínicas em algumas escolas primárias.

Clínicas de basquetebol.... O que são?

No caso do Clube de Fans, as clínicas têm como mensageiros desta prática, os profissionais da Liga Portuguesa de Basquetebol - 1ª Divisão, sendo as acções mais técnicas e profissionalizadas, destinadas às populações escolares de norte a sul de Portugal.

Aqui, clínica é sinónimo de acção de formação, aula de basquetebol, centro de aprendizagem ou simplesmente escola de basquetebol.

Outros objectivos do Clube de Fans do Basquetebol

O CFB é fundamentalmente vocacionado para a actividade desportiva. Contudo, reúne outras componentes não menos importantes. Destacam-se assim as mensagens pedagógicas e anti-droga que são normalmente referidas no início de cada acção. Assim, não só se incentivam os jovens para a importância da escola nas suas vidas como igualmente os alertamos para os perigos que o consumo de drogas (droga, álcool e tabaco) constitui. Conciliam-se deste modo, a prática desportiva com valores relevantes, do ponto de vista pedagógico e social.

Jogadores Profissionais da Liga Portuguesa de Basquetebol e "Proliga"

No caso do Clube de Fans, as clínicas têm como mensageiros desta prática os profissionais da maioria dos clubes que militam na Liga Portuguesa de Basquetebol. Desta forma, estas acções que são destinadas às populações escolares de norte a sul de Portugal têm um teor muito mais técnico e profissionalizado.

Apesar de toda a euforia com os prémios de participação e com os sorteios de material do Clube de Fans, bem como dos patrocinadores oficiais , a prestação dos craques do basquetebol português é sem dúvida o elemento chave para o sucesso da actividade.

A facilidade e simplicidade com que coordenam várias dezenas de jovens participantes é o aspecto a evidenciar, bem como a parte técnica da modalidade que é ensinada como mais ninguém o faria melhor!

A imagem do ídolo é certamente uma constante aos olhos dos mais novos. Porém o contacto humano ao longo das 3 horas de actividade depressa transforma essa imagem na do "companheirão" de 2 metros de altura.

São com certeza exemplos a seguir.


 
Estás aqui -> O Clube